quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ando lab

Apenas um pequeno link, para o site do "Ando lab". Não vão (nem eu) perceber nada do site, que é todo em Japonês. Só o ponho aqui por piada, porque se clicarem em "news"... têm uma fotografia do Jan (o belga), minha e do Jun, que fez no ano passado o mesmo programa que eu ... mas em Lisboa !

http://ando-lab.ta.chiba-u.jp/ando/index.htm

e para os preguiçosos aqui está a fotografia ...



Explico o termo "ando lab": Nas faculdades de cá misturam os alunos dos vários anos num só " laboratório", dirigido por um professor, no meu caso o "famoso" Masao Ando, e que vai orientando tanto os projectos como as teses dos vários alunos.

Em termos espaciais, um laboratório corresponde a um conjunto de salas: uma de aulas, um escritório - com papeis e dossiers até ao tecto .. nunca vi coisa assim!!- e várias salas para os alunos, onde cada um tem a sua mesa, umas mesas maiores para maquetes, uma cozinha improvisada e um "lounge" também improvisado. Note-se que de noite todos estes espaços se transformam em dormitórios improvisados !! Todos os alunos guardam na faculdade um saco de cama, toalha, roupa extra, escova de dentes... Acho que já tinha explicado uma vez que os alunos cá vivem na faculdade... literalmente.

Descobri no computador uma fotografia que ainda não tinha publicado, não da minha faculdade, mas do campus da Universidade de Tokyo, em Tokyo mesmo. Qualquer parecença com um campo de refugiados é mera ilusão !

4 comentários:

Unknown disse...

Não sou preguiçosa. Sou atenta. Finalmente news. Passeei amplamente pelo Ando Lab e lá estás, sim, confirmei. Quanto aos Works e Projects, ok, as "pontes" são pequeninas e parece-me que o quintalão de Serpa seria um óptimo tubo de ensaio para o Ando brincar às madeirinhas... Quanto à fotografia deste comentário - sem comentários. Ok, dormem nos cacifos que foram pensados para os pequenotes, e os que não cabem, como tu que ao pé deles és King Size, ou XXXL, atiram-se para o chão, pois a alternativa de ter um quartinho com aranhas, e outros "pets" rastejantes ou voadores, em Santarém ou Alcácer do Sal, com um serviço de limpeza radical, à base de quimioterapia... não é para todos. Enfim, é de facto um training bastante completo. Numas próximas férias de voluntariado, podes ser fazer um upgrade para o Iraque, Faixa de Gaza...whatever. Que a consulessa Condoleeza Rice não saiba! Vénia. Min

DM em Caracas disse...

Isso são alunos a dormir no chão?!

Lorena disse...

Olá!

A última vez que nos vimos foi na Gulbenkian, quando compraste a festa dos livros toda.

Passado todo este tempo, não é que te descubro algures pelos subúrbios de Tokyo. Fantástico!

Tive a ler a tua experiência e acho que fizeste muito bem. É preciso grande coragem e determinação para alguêm se mandar, dessa maneira, para um país distante e sem nada que ver com o nosso Tugal. Parabéns!

Boa sorte com o resto do estudo/estágio e beijinhos deste novo leitor.

Anónimo disse...

Maria, Saudades! Tive uma grande alegria de te ver tao bonita e aproveitando tudo por ai'. Eu tenho uma verdadeira paixao pelo Japao e a maneira de ser dos japoneses.
A cultura e a beleza natural deste Pais, sao incriveis.
V. escreve muito bem e tem um dom descritivo muito grande. Que bom V. dominar o ingles, frances etc.
V.vai passar o Natal em Lisboa ou fica por ai?
Receba um beijo afetuoso da sua Tia
Maria Anna