terça-feira, 30 de outubro de 2007

Tufão

No sábado passado os meus amigos japoneses tinham organizado um tour arquitectónico, para vermos perto de Tokyo uns quantos edifícios, landmarks da arquitectura contemporânea.
Com encontro marcado de manhã na estação, aparecemos nós, o belga e eu, de chapéu de chuva em punho e um pouco chateados com o tempo, para um dia de visitas.
Ainda tínhamos alguma esperança que o tempo mudasse quando o Nori, um dos Japoneses, nos diz com o ar mais tranquilo do mundo: "oh, don't you know? There's a typhoon passing by".

Imaginem o meu ar de espanto ao saber que um tufão estava por cima da minha cabeça... para nós europeus, onde o clima ainda, apesar de tudo, se controla minimamente, um tufão soa a furacão...

Felizmente para a nossa segurança, aqui um tufão é meramente ..... uma chuva forte com ventos fortes.
Mas infelizmente para a visita, que foi feita de sol a sol com pés ensopados e calças empapadas até aos joelhos.

O nosso estado era tal que, tendo sido convidados para jantar em casa do nosso professor, Masao Ando, ao chegar à estação de casa dele, tivemos de fazer uma paragem estratégica para ... comprar meias!! Pois é, num país onde nos descalçamos em todo o lado, chegar a casa do "mestre" de pé molhado não calhava lá muito bem.

E assim, de meia nova (e no meu caso, de leggings novas... as calças não estavam claramente apresentáveis) entrámos na casa do Professor, para um jantar muito agradável, numa casa de gosto bastante aceitável e toda em madeira - "please don't burn the floor", dizia o Mr. Ando com um sorriso na boca.

Como o Jan (o belga) e eu éramos os convidados de honra, o Mr. Ando preparou um jantar "à europeia" porque sabia que teríamos saudades da nossa comida... couves de Bruxelas para o Jan, ginginha para mim, lombo de borrego e queijo para todos ! Sim, cá queijo é um verdadeiro luxo...se conseguirem enfiar um queijo num envelope, e este passar a alfândega, ganharei o dia !!!

E, segunda surpresa em jeito de conclusão... durante o jantar comecei a ver os japoneses todos contentes a combinarem a sucessão dos eventos depois do jantar, e as possibilidades que teríamos: all-night karaoke, all-night manga shop (livraria de BD japonesa...)... tudo ideias que me pareciam engraçadas, mas sinceramente, ensopada depois de um dia de passeio não sei se tinha força. Perguntei inocentemente: "e voltar para casa não é uma opção porque..." "porque o tufão às vezes estraga as linhas comboio". Ah bom. Assim sendo melhor será ficar por aqui mesmo .... mas, graças a Deus, ligou-se a televisão e as notícias mostravam que o tufão já tinha passado a costa de Chiba. Estávamos safos!








Um dos edifícios que visitámos, a Tama Library de Toyo Ito. No lobby da biblioteca, eu com cara de "tira lá a fotografia" em companhia do assistente, Shoohei (confesso que só me lembro do nome dele se pensar em shoe -sapato- e Hey!)

2 comentários:

Unknown disse...

Estás cada vez mais gira. Nos últimos comentários, escrevinhei sorridente um que o google não aceitou (???), exactamente para informar que o grupo do Maria's day (ou night) e uma outra fotografia de grupo (acho que em dia de baseball ou cricket, para mim tanto faz), enfim, ambos os grupos apresentam um wide range of beautiful people. Os "bons espíritos" (os estados de espírito, não os "fantasmas") são de facto óptimos para a pele, para o brilho, e claro para a alma, portanto para a cara que é o espelho da dita. Voltando ao grupo : que giros que são todos!

Unknown disse...

Fui aos blogues "deles" e foi lá que vi a tal fotografia tua (com eles). Hum!!! Tratamento de vedeta VIP. Dão-te muito destaque.
São blogues de arquitecto, mas têm também fotografias muito giras. Um deles tem um peixão vermelho, tu tens cestos de fruta. Não passam fome pois não? Isto de tirarem fotografias a produtos comestíveis é mesmo de turista, não tem mensagens subjacentes pois não? É que qto a isso não vos podemos valer muito. Só mesmo quando o João for é que pode levar a marmita e o farnel. Até lá... tens de continuar a ser MUITO amiga do professor, fazer mais amigos como ele, e ir comendo com os olhos.Já que falaste em alfândega, explica lá o que é que a alfândega não deixa passar.