segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Salsa Japonesa

Ainda me faltava contar aqui a minha primeira saída nocturna, que por acaso já foi há 10 dias ... o ritmo até agora tem sido tal que nem deu para relatar essa noite memorável. Mas este episódio não passa de hoje, antes que me esqueça dos pormenores. Então cá vai:

Com os ausmips de Tokyo (ausmip é o palavrão que designa os estudantes de arquitectura deste programa) tínhamos decidido ir dar uma voltar nocturna, mas desta vez para algum sítio que algum local conhecesse. O "local" neste caso acabou por ser uma portuguesa, antiga ausmip que se mudou para Tokyo por 3 anos, e que ia também sair, com mais outros quanto internacionais que estão por Tokyo a fazer mestrados e doutoramentos.

Parte dos "internacionais" do mestrado tinham tido uma apresentação nessa semana, por isso queriam festejar, arejar a cabeça e sobretudo dançar. E para o efeito escolheram ... um clube de salsa. A primeira reacção perante a ideia foi obviamente um pouco duvidosa (bar de salsa ?! pouco faz o meu genero...) mas de repente lembrei-me: um bar de salsa em Tokyo não será certamente como um bar de salsa em qualquer outra parte do mundo. Se não gostar da música será, pelo menos, interessante de se ver.

E com que espectáculo me deparei... Um bar, num primeiro andar de um prédio, onde os empregados eram um misto de Japoneses e Sul Americanos, forrado a espelhos, onde Japoneses dançavam. Passado algum tempo foram aparecendo mais alguns ocidentais, mas quando chegámos éramos claramente os únicos, sendo uma oportunidade de ver os Japoneses "dançar" salsa.

Porquê as aspas ? Vejamos: estavam uns 6 casais na pista, todos bem colocados na sua área de dança (não havia cotoveladas nem pisadelas acidentais apesar do espaço diminuto) e onde todos seguiam a preceito uma sucessão de passos, com um ar muito compenetrado (a roçar o ar de toureiro, de queixo levantado - provavelmente o que consideram ser um olhar latino...), muito direitos e compostos. Fundamental ainda era o olhar no espelho, de tanto em tanto, para garantir que os passos estavam a ser bem executados. Considerando a natureza das danças latinas, o ritmo, o mexe e remexe, eu não sei o que é que estes automatas estavam a fazer na pista, mas a coreografia essa, estava irrepreensível.

Não julguem que topei tudo isto por mera observação: a dada altura um Japonês, nos seus quarentas, convida-me para dançar. Meia surpreendida, meia sem saber o que fazer, lá fui eu. Eis se não quando ele agarra-me pela mão, coloca-se a 20 cm da minha pessoa, e começa a sua sucessão de passos e movimentos. Ora à esquerda ora à direita, ora põe a mão em pinça para pegar na minha (ainda fiquei uns segundos a olhar para a mão dele e a pensar "mas o que é que ele quer ?") e la vai ele feito robô tentando orientar esta "dança", sempre com os famosos 20cm de distância de segurança.
Eu já estava a beira do ataque de riso e a conter-me valentemente para não ser mal educada, quando de repente ele quer fazer um passo qualquer e eu, sem saber nada de nada de salsa, tropeço, piso-o, quase caio e levanto os ombros pedindo desculpa e dizendo "I don't know how to dance". Que desilusão fui para o homem ... e que vontade de rir ainda maior com o ar totalmente desamparado que ele tinha... então foi ele convidar uma ocidental e ela não sabe dançar ?!

Acho que a mensagem passou de tal forma que mais nenhum Japonês me desafiou...!

3 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOLOL
"prima maria" consegui viver esses momentos de terror que passaste miuda! LIndo, ainda estou a chorar (a rir claro). Para além do fato de campino, o joão vai tre que levar um livrinho daqueles "how to dance salsa in 10 lessons"!
Beijinhos grds

Anónimo disse...

desculpa, assinei mal o coment anterior, mas acho que pelo "prima maria" chegas l� n�????

Unknown disse...

Foi um verdadeiro momento de stand-up comedy "ao ecran" do computador... Ainda estou a estralejar gargalhadas ...
Min